domingo, 11 de maio de 2014

Chen Tai Chi - A Arte Milenar

As origens e desenvolvimento de chen Taijiquan
 estabelecendo-se em Changyang 

"Quando você me perguntar de onde eu vim, a resposta é Shanxi Hongdong Big Scholar Árvore"
Chen Família de Chenjiagou aldeia na província de Henan, o lugar Taijiquan origem, vem de Shanxi. No final da dinastia Yuan ( 1271-1368 ) as leis e princípios foram abandonados, os assuntos políticos eram um caos, calamidades vinham uma após a outra, as massas viviam em extrema pobreza e revoltas que estavam ocorrendo em todo o país. Mais tarde, Zhu Yuanzhang ( primeiro imperador da dinastia Ming, também chamado Ming Taizu ) gradualmente colocar as revoltas e uniu o país. Quando os soldados Ming atacado norte Huaiqing Prefeitura (hoje cidade Qinyang, nos tempos antigos era a prefeitura que governou oito municípios, Wen County era um deles), que enfrentou forte resistência por parte da dinastia Yuan guarnição liderada pelo general Timur e muitas pessoas foram feridas e mortas . No entanto, a prefeitura, uma pequena área, não conseguiu suportar a pressão do exército Ming. Depois de um longo tempo, a guarnição saiu de alimentos, e sem ajuda de fora, foi finalmente derrotado. Soldados Yuan além de mortos e feridos, vendo que não há muito poderia ser feito, todos se dispersaram.
Depois de Zhu Yuanzhang ascendeu ao trono, ele voltou sua raiva para as pessoas comuns em Huaiqing Prefeitura, dizendo que ajudou a tyran de fazer o mal e lutou contra os soldados do céu, daí ele enviou tropas para "limpar" Huaiqing três vezes e massacrar pessoas inocentes. De acordo com histórias antigas, Ming soldados após assassinar pessoas e queimando suas casas, foram muitas vezes deixando em dinheiro de propósito, alimentos, roupas, etc no cruzamento no centro de uma aldeia. Se eles descobrissem que alguém pegou, novas tropas foram enviadas para procurar alta e baixa para um artigo em falta. Embora as pessoas estavam escondidos com suas esposas e filhos, mas oito a nove em cada dez não conseguiu escapar do desastre. Após estes três "limpezas" toda a prefeitura e seus oito municípios, a área de vários milhares de quilômetros quadrados, foi coberto por sangue e corpos, quase nenhum culturas pode ser visto, um único galo mal podia ser ouvido dentro de milhares de aldeias; nas estradas , as plantas daninhas foram até os joelhos, as mansões estavam cobertas com eles, um mundo humano arrumado em um momento virou-se para o mundo de fantasmas, muito horrível de se olhar. Neste ponto, Zhu Yuanzhang ainda não satisfeito, para Huaiqing prefeitura "imposto igual ao valor original de um triplo imposto".
Monumento ao Big scholartree (Da Huaishu) na Província de Shanxi Hongdong County
De acordo com registros históricos, nos primeiros anos do imperador Hongwu ( outro nome de Zhu Yuanzhang tomada depois que ele tornou-se imperador, usado para contagem de anos, Zhu foi imperador 1368-1398; assim, 1368 foi o primeiro ano do imperador Hongwu ), Zhu Yuanzhang realizada a migração em massa ea política de recuperação de terreno baldio para se recuperar e construir a sua força, ele montou um escritório de migração na província de Shanxi Hongdong County e organizou três migrações de grande escala, forçando os habitantes locais ( província de Shanxi é uma das províncias mais populosas da China no que tempo ) para ir para escassamente povoada, principalmente por causa de calamidades e guerras, áreas, incluindo a Prefeitura Huaiqing. Embora alguns desses imigrantes não eram de Hongdong County, no entanto, uma vez que o ponto de partida para todas as migrações foi abaixo um velho scholartree (Huaishu) lá, é o que diz sobre antepassados ​​vindos de "Big scholartree".

No quinto ano do imperador Hongwu (eg 1372, embora alguns dizem que era o sétimo ano, de acordo com o estudo da gazeteers Wen County, não há nenhuma contradição entre essas duas declarações Chen Bu passou de Hongdong para Chenbuzhuang no quinto ano. Hongwu, enquanto que a partir de Chenbuzhuang voltou para a aldeia Changyang no sétimo ano. Neste texto a afirmação "quinto ano" é usado) um homem comum de Shanxi Hezhou Jincheng County Dongtuhe aldeia, Chen Bu, com toda a sua família fugido da fome de Hongdong e também foi forçado por funcionários do governo para ir para Huaiqing.
Chen Bu, homem sincero e honesto, era hábil em punho e arma de combate. No caminho, ele estava ajudando os necessitados e perigo e foi muito respeitado pelos outros imigrantes. Todos eles deixaram as suas casas e trabalhar para sempre ", comemos no vento e dormiu no orvalho", "sob a copa de neve e gelo" passou por muitas dificuldades escoltado por oficiais ", como lobos e tigres", que foram pedindo-los, antes que eles chegou Huaiqing Prefeitura passando por muitos lugares diferentes.
Chen Bu viu o lugar na parte sul-oriental da prefeitura, com o rio Amarelo para as montanhas Taihang sul e para o norte, que era uma grande extensão de terra plana, com solo fértil, bom lugar para se casar, trabalhar, ter filhos e netos, assim Chen Bu discutido com sua família e eles decidiram estabelecer-se neste lugar. Juntamente com outros imigrantes que feita de corpos e ossos podres, cortadas "cardos e espinhos", casas construídas de terra e os cobriu com telhados de grama e desta forma uma aldeia foi erguido. Desde Chen Bu era uma pessoa de espírito público, os imigrantes que vieram com Chen Bu nome da aldeia depois dele - Chen Bu Zhuang (vila de Chen Bu; esta aldeia em tempos antigos pertenciam a Qinyang, agora ele pertence a Wen County Beilengxiang). Embora mais tarde Chen Bu se afastou de lá, mas o nome da aldeia tem sido mantida sem alterações ao longo dos séculos. Apesar de muitas reformas administrativas, a aldeia ainda existe com o nome original. A população local diz que a tampa de pedra para o bem localizado na parte nordeste da vila foi em tempos antigos ", um rolo de pedra usado por Chen Bu". Alguns olders pode até mesmo contar histórias sobre como Chen Bu e sua esposa estavam encontrando prazer em ajudar os outros.


Depois de dois anos (por exemplo, no sétimo ano de Hongwu) porque a terra Chen Bu Zhuang estava situada foi lowlying e solo salino-alcalino Chen Pu decidiu encontrar um lugar mais perto e sossegar. Assim, durante a temporada de folga, ele pegou um pouco de comida e começou a fazer investigação no local dos lugares dentro de dez li (unidade chinesa de comprimento = 0,5 km) em torno de Chen Pu Zhuang.
Este dia, Chen Bu chegou à margem do rio Amarelo e viu um cume chamado Qing Feng Ling (Green Ridge Wind). Este cume, embora não seja muito alta ou íngreme, era como uma tela naturais, mantendo a água amarela, águas barrentas torrenciais que surgem. Havia uma aldeia no cume, e havia um antigo templo Chang Yang dentro da aldeia. Aldeia foi chamado depois que o templo - Chang Yang Village. Chen Bu entraram na aldeia e vi que no sul é um dos bancos de areia sem fim, com um murmúrio de serpente Rio Amarelo enrolamento para o leste. Para o norte da aldeia era um alto monte em forma de cabeça de um tigre, chamado Tiger Head Mound (Hu Tou Gang), embora elevada e com fome de chuva, mas não deixando de ser usado como terra. Vila inteira foi baixa no sul e no alto, no norte, ensolarado e fora do vento e as colheitas seriam garantidos, mesmo em períodos de seca ou excesso de chuvas. Chen Bu estava muito satisfeito com este lugar. No entanto, ele ouviu os moradores dizendo que havia muitos bandidos escondidos nas colinas próximas, que muitas vezes saem para lutar e roubar as famílias e perturbar os moradores. Aldeões muitas vezes relatado isso ao governo local, mas os funcionários não enviar tropas para reprimir bandidos. Desde Chen Bu era um artista marcial muito skilfull, ele apenas riu para ele. Então ele fixou uma data e se mudou com toda a família de Chenbuzhuang para Changyang Village.
Depois de Chen Bu se estabeleceu em Changyang Village, de fato viu os bandidos de colinas próximas constantemente próximos à aldeia molestar seus habitantes e saqueando suas casas. A fim de proteger as casas e defender os moradores, indignados Chen Bu iniciou os preparativos, e levam mais de cem de seus discípulos e os jovens e fortes da aldeia. Eles entrou em Qing Feng Ling e, contando com métodos requintados do boxe passou a partir de ancestrais, atacou covil bandidos, limpando-los em um só saveiro. Daí a fama de Chen Bu agitar as aldeias próximas e cada dia mais e mais pessoas vinham de todos os lados para pedir ensino. Chen Bu estabeleceu uma escola de artes marciais na aldeia e estava aceitando os alunos e transmitir o seu conhecimento. A arte marcial herdada de seus antepassados ​​e outros estilos que Chen Bu trazidas de Shanxi começou a se espalhar por toda parte por causa dessa escola e prática de artes marciais se tornou costume da família de Chen clã.
O tempo voa como uma flecha ", o sol ea lua frente e para trás como um serviço de transporte", mais de duzentos anos se passaram num abrir e fechar de olhos. Os descendentes de Chen Bu eram cada vez mais e havia mais pessoas nomeadas Chen na aldeia; familiares artes marciais Chen foram passados ​​de geração em geração e gozava de grande prestígio ao redor, já que não havia uma vala na aldeia, as pessoas mudaram o nome da aldeia do Changyang para Chenjiagou - Ditch família Chen.
Chenjiagou nos tempos de Chen Bu provavelmente não parece muito diferente do que hoje mas o tempo passou 
Chenjiagou nos dias atuas

No período médio de imperador Wanli ( 1573-1.620; seu outro nome era Zhu Yijun ) de Chenjiagou Chen clã, contado a partir do primeiro ancestral, Chen Bu, já chegou a nona geração. Assim, neste momento, uma estrela que brilha no céu de artes marciais nasceu entre nove descendentes geração - era Chen Wangting, mais tarde famoso por compilar Taijiquan.

Chen Wangting (1600-1680) também foi chamado Qinting. Seu avô, Sigui, detinha uma posição de Dianshi (Dianshi era uma posição oficial estabelecido durante a dinastia Yuan (1271-1368) e, posteriormente, manteve durante Dinastia Ming como a continuação da antiga tradição; Dianshi era um oficial de baixa patente sob a autoridade do município de magistrado; para muitas dinastias houve uma posição de Wei, que foi responsável pela captura de bandidos, no entanto Dinastia Ming abolida Wei e (...) Dianshi foi responsável pela coleta de impostos, uma vez que novamente durante a Dinastia Qing Dianshi foi o principal responsável para a cadeia do condado e as tarefas de polícia, assim Dianshi foi muitas vezes referido como Wei) na província de Shaanxi Didao County (na província de Gansu de hoje). O pai de Chen Wangting, Fumin, detinha uma posição de Zhengshilang (pessoa bem-educada nomeado para a posição oficial por decreto imperial). Wangting foi o segundo de quatro filhos de Fumin.
Chen Wangting era muito talentoso e diligente, e estudou muito desde a infância, praticando artes marciais de manhã e estudar a literatura à noite. Ele não só recebeu verdadeira transmissão da família de boxe, destacam-se da corrida comum, mas também foi bem familiarizado em clássicos de várias escolas tradicionais de pensamento, teve grande aprendizado. Quando ele cresceu, ele se tornou um homem bem versado em ambas as artes marciais e literatura, exeptionally skilfull no boxe e armas, com habilidade consumada extraorinary de Qinggong ( Luz habilidade, escalando muros altos e andar em telhados ). Em sua juventude, ele acompanhou as caravanas de comerciantes na província de Shandong e derrotado multidão de bandidos, ladrões e assaltantes estavam tremendo de medo ao ouvir seu nome. Desde Chen Wangting tinha o rosto vermelho e solene, barba comprida, usada para montar um cavalo escuro e mantenha alabarda, seus amigos de círculos de artes marciais deu-lhe o apelido de "Second Mestre Guan" ( por exemplo, Guan Yu, um herói de um romance "O Romance dos Três Reinos " ). Durante o reinado do imperador da Dinastia Ming Chongzhen ( de 1.628-1.644 ) Chen Wangting foi promovido pelo município magistrado e estava no comando do município guarnição.
No final da dinastia Ming, Chen Wangting, já a Yangsheng ( militar Xiucai, uma pessoa que passou o exame imperial no nível do concelho ) foi ao município para participar de exames Wuju ( exame imperial, a nível provincial ). Durante o exame de sua habilidade de tiro com arco extraordinário ", Phoenix aproveita o ninho" ( flechas, um por um para o círculo vermelho no interior do alvo, de modo que cada próximo empurra para fora e substitui a anterior ), colocar para fora os outros participantes. Entretanto, desde que Chen matado uma pessoa durante o exame teve que fugir do chão exame e foi para Dengfeng para se juntar ao líder da revolta camponesa Li Jiyu e evitar o infortúnio.
Mais tarde, Chen Wangting voltou à sua aldeia natal para viver em reclusão. Após o levante foi derrotado e Li Jiyu e sua família foram condenados à morte, um dos oficiais de alta patente de Li, Jiang Fa, disfarçou-se e foi para Chenjiagou como um servo. A fim de enganar as pessoas de fora, todo mundo em Chenjiagou estava chamando Jiang Fa "Jiang Bashi" (Bashi foi em tempos mais antigos o nome para os trabalhadores a longo prazo e sazonal). Chen e Jiang foram publicamente conhecido como senhor e servo, mas na verdade eles eram amigos do peito, todos os dias trocando habilidades de boxe, arar e ensinar as crianças. Há muitas histórias que foram passadas até agora em Chenjiagou, como "Os heróis do Yudai montanhas se tornaram amigos", "Chen Wangting aceita Jiang Fa como seu irmão"
Chen Wangting e Jiang Fa (segurando a alabarda)
Chen Wangting e Jiang Fa

Vale ressaltar que desde Jiang Fa teve certa contribuição quando Chen Taijiquan Wangting estava criando e foi bom amigo e discípulo de Chen, mais tarde o nome de Jiang Fa também foi gravado em Taijiquan manuais de boxe. Na foto de Chen Wangting, que ainda é mantido em Chen Santuário da Família, Jiang Fa é a pessoa que está por trás de Chen e carrega alabarda. Chen Xinlan, 76 anos de idade ( o livro foi publicado em 1992 ) senhora de Chenjiagou, conta a seguinte história:
"Lembro-me de o meu avô dizer, havia um lugar chamado Xiao Wu Chakou (" Travessia Cinco pequenas estradas ") no caminho para o Sul Zhangqiang no noroeste da nossa aldeia, em torno desse lugar havia apenas sepulturas antigas, oito choupos cresceu lá, o lugar era de baixa altitude, por isso as pessoas costumavam chamá-lo Yanghaiwa (Mar Depressão entre álamos). Havia um monte de árvores lá eo lugar estava cheio de ervas daninhas, muito isolado, e fantasmas e duendes, demônios e monstros . foram aparecendo lá e prejudicar as pessoas Não importa se isso era verdade ou não, há pessoas se atreveu a passar por aquele lugar à noite, mesmo se alguém tinha uma necessidade urgente, ele ainda prefere tomar um caminho mais longo ao redor Depois Jiang Fa passou. distância, uma vez que ele não pertencia à família e não podia ser enterrado no antigo cemitério do clã Chen, algumas pessoas sugeriram que ele deveria ser enterrado em Xiao Wu Chakou. Desde Jiang Fa era muito hábil em artes marciais e reto, ele certamente poderia colocar almas errantes. Como resultado, as pessoas da aldeia enterrado Jiang Fa em Xiao Wu Chakou. Foi muito estranho, mas desde então todo o lugar tornou-se muito calma, e bastante. Quando eu era criança, o túmulo ainda estava lá e não havia uma tabuleta de pedra erguido em frente dele. avô me disse que este era o túmulo de Jiang Bashi. Desde que eu não podia ler naquela época, eu não sei o que estava escrito ali. O tablet ainda estava lá em 1958, depois ele desapareceu . Quando o irmão mais velho Ziming ainda estava vivo ( Chen Ziming,? -1951, artista marcial famoso de Chenjiagou, que escreveu um livro "Família Chen Taijiquan Método passou por gerações" ) muitas vezes ele apontou para os ocidentais (dois) quartos de Chen Wangting velho pátio e estava me dizendo: "Jiang Fa faleceu nessas salas" Só depois desses dois quartos desabou eles foram puxados para baixo, cerca de anos atrás, este é o pátio Chen Tang vive agora Embora o túmulo de Jiang Fa foi nivelado mais tarde, mas.. Eu ainda me lembro da sua posição aproximada. "  


O Grão-Mestre Chen Xiaowang
Chen Xiaowang nasceu em 20 de Outubro de 1945 em Chenjiagou, o vilarejo da família Chen, em Wenxian, na China. Sua geração era a 19ª da família Chen naquele condado. Aos 8 anos de idade, aprendeu a forma fundamental do estilo de sua família, chamada Laojia, com seu pai Chen Zhaoxu. Após a passagem prematura de seu pai aos 48 anos, Chen Xiaowang continuou seus estudos com os tios Chen Zhaopi e Chen Zhaokui, atingindo a maestria logo após os trinta anos de idade. Em 1985 foi medalhista de ouro em Taijiquan no Primeiro Campeonato Internacional de Wushu em Xi’an, e várias vezes medalhista de ouro nos Campeonatos Nacionais chineses. Em 1989 o governo chinês, num esforço para promover a excelência de ensino em Artes e Ciências, criou três categorias de títulos para mestres. No primeiro ano desta instituição apenas dois títulos seriam concedidos por cada província, e em Henan, com 90 milhões de habitantes, o Grão-Mestre Chen Xiaowang foi um dos agraciados (o outro foi um monge Shaolin de Luoyang). Recentemente recebeu o maior grau existente (9º) para artes marciais oferecido pelo governo chinês, pelas suas contribuições e impacto no crescimento da arte marcial.

Em 1994 Chen Xiaowang fundou a World Chen Xiaowang Taijiquan Association, para promover e divulgar o Taijiquan da família Chen pelo mundo, no mesmo espírito com que seu avô Chen Fake honrou seus ancestrais ao viajar para Beijing. Seus seminários já foram assistidos por mais de 60.000 pessoas em todo mundo, e mais de 1500 de seus alunos já foram premiados em competições. Hoje Chen Xiaowang é considerado pelo governo chinês como patrimônio cultural vivo.
Chen Xiaowang é ainda um calígrafo talentoso, e membro do comitê da Sociedade Chinesa de Caligrafia e Literatura.

Sugerimos uma visita ao site do Grão-Mestre. No site você encontra especialmente a agenda anual dos seminários do Grão-Mestre pelo mundo, além de meios de adquirir DVDs didáticos e de contribuir com o projeto de restauração da residência de Chen Changxing em Chenjiagou.



Jan Silberstorff nasceu em 1967, na Alemanha. Em 1989, com apenas 22 anos de idade, recebeu o diploma que a República Popular da China outorga a nível estatal por seus estudos em Taijiquan, e foi o primeiro ocidental a conquistar uma medalha de ouro no torneio de Chenjiagou. Em 1993 foi nomeado pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang como seu discípulo “a portas fechadas”, tornando-se o primeiro ocidental a receber este tipo de transmissão. Jan residiu com o Grão-Mestre na China e na Austrália para receber treinamento. Em 2006 Jan participou, a convite do Grão-Mestre Chen Xiaowang, da cerimônia tradicional do kowtow realizada no templo da família Chen em Chenjiagou, sendo admitido na linhagem da família Chen na 20ª geração. Ainda em 2006, Jan fundou o ramo brasileiro da WCTA, com autorização formal do Grão-Mestre Chen Xiaowang.

Em 1994 co-fundou com o Grão-Mestre Chen Xiaowang a World Chen Xiaowang Taijiquan Association (WCTA), e tornou-se o presidente da WCTAG, o ramo alemão da Associação. Sob a liderança de Jan Silberstorff a WCTAG tornou-se membro-fundador da DDQT, a organização geral na Alemanha para Taijiquan e Qigong. A DDQT desenvolveu a sua Orientação Educacional Geral (AALL) baseda nos conceitos de educação da WCTAG. Além disso a WCTAG é o ramo alemão da IAMTJQA, a associação de Taijiquan de Chenjiagou, e é membro da TCFE, a Federação Européia de Taijiquan. A WCTAG é a maior associação independente de Taijiquan da Europa, contando com quase 150 professores e 2000 alunos filiados, e está presente em 35 cidades do seu país.

Jan fala e escreve fluentemente em chinês, e já produziu numerosos livros, DVDs e séries de televisão sobre Taijiquan. Viaja regularmente para ministrar seminários em mais de 15 países. No Brasil, Jan Silberstorff é o Diretor Técnico da WCTA-Br (CXWTABR), ministrando seminários anuais desde 2003, supervisionando a qualidade técnica da Associação e examinando seus professores e instrutores filiados.


Certificação oficial da WCTA na UERJ com o Mestre jan silberstorff da Alemanha discípulo direto do GRÃO MESTRE CHENXIAOWANG líder do estilo Chen taijiquan , . Quatro novos instrutores certificados pela WCTA-Br no Rio de Janeiro: Mario Gusmão, Ronaldo Meireles, Paulo Lima e José Carlos Azevedo de Souza.
Mário e Ronaldo são professores de Tai chi chuan há mais de 20 anos.


RONALDO MEIRELES CHEN TAIJIQUAN

0 comentários:

Postar um comentário